Skip to content

Testemunho de Pedro Vapi – Universidade de Coimbra • Blog FCCN

Publicado em: Testemunho de Pedro Vapi – Universidade de Coimbra • Blog FCCN

Pedro Vapi, Chefe de Divisão de Infraestrutura de TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação -, da Universidade de Coimbra, começou a participar nas Jornadas FCCN mesmo antes deste encontro ter o seu atual nome, tendo sido em 1998 a primeira vez que esteve presente num evento da unidade FCCN.  

Sendo um dos mais “velhinhos” das Jornadas FCCN, segundo o próprio, Pedro Vapi falou-nos da sua experiência neste evento, ao longo dos anos, referindo-se à iniciativa como um MUST!” 

“Inegavelmente, é um dos eventos mais importantes e marcantes para a comunidade técnica académica” Pedro Vapi,  

O que o motivou a estar presente no evento, em 2023?

A certeza de encontrar temas interessantes, parcerias cativantes, novidades estimulantes e um ambiente social único e imperdível. 

O que mais gostou ou excedeu as suas expectativas na edição de 2023 das Jornadas FCCN? 

Foi muito importante encontrar novidades tecnológicas. Estamos, por exemplo, ainda numa fase de implementação de um projeto que foi apresentado pela equipa VoIP neste evento. Falar com parceiros tecnológicos, por exemplo, permite apresentar alguns desafios e necessidades da Universidade de Coimbra e discutir possíveis soluções. 

A possibilidade de conhecer um ambiente ao qual não estou habituado excedeu as minhas expectativas: uma base naval, com uma disciplina e rigor presentes em diversos locais, não obstante ser possível encontrar calor humano e simpatia. Fiquei surpreendido com algumas atividades partilhadas pela escola naval, demonstrando um nível muito elevado na qualidade do que é feito em Portugal. Foi singular! 

As Jornadas permitiram-lhe recolher informações úteis para o seu dia a dia?  

Levei muito conhecimento importante e que foi essencial para nos ajudar a ultrapassar algumas dificuldades. No meu caso concreto, as partilhas de que tirei mais proveito foram no âmbito do VoIP, Eduroam, Segurança e Cloud. 

A partilha de problemas, ataques informáticos, limitações e criatividade na resolução dos mesmos por parte de outras Instituições de Ensino Superior tornou-se numa inspiração para continuarmos a nossa viagem com mais vigor. 

Considera que as Jornadas FCCN são importantes para a comunidade de Ensino e Investigação nacional?

Inegavelmente, é um dos eventos mais importantes e marcantes para a comunidade técnica académica. Não conto apenas com a partilha de conhecimentos, tecnologias e soluções, como também com a forma recorrente e consistente como encontramos um ecossistema raro a salutar de interação humana.  

Os contactos que são trocados e partilhados são essenciais para que as Instituições de Ensino Superior estejam a um nível cada mais elevado. 

Por último, apesar de ter dificuldades severas de visão e audição, encontro nestes eventos um carinho, preocupação e respeito que me permitem continuar a ter coragem para ir, sem ter medo de me perder ou ficar desamparado. Isto é único! 

Recomendaria este evento a outras pessoas?

Claramente. Não me parece ser fácil de justificar ou explicar o que apenas se pode sentir e vivenciar ao vivo. 

Para quem esteja indeciso, aconselho a experimentar uma vez. A arrependerem-se será porque vão perceber o que têm andado a perder e não conseguirão deixar de ir aos próximos eventos. 

O que espera da edição de 2024?

Se for o que temos tido, já ficaria satisfeito. Contudo, a FCCN já nos habituou (mal!) a superar as expectativas de cada vez que vamos a um novo evento. 

Assim, aguardo pelo que aí vem. 

Pode conhecer outros testemunhos de pessoas que passaram pelas Jornadas FCCN em https://www.fccn.pt/blog/  

Back To Top