The Programming Historian disponível em português | Notícias

Publicado em: The Programming Historian disponível em português | Notícias
Por iniciativa do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, foi lançada a versão em língua portuguesa do The Programming Historian, uma plataforma online, com revisão por pares, sobre métodos digitais para a História e as Humanidades. O anúncio foi feito a 29 de Janeiro por Daniel Alves, coordenador do Laboratório, e Jennifer Isasi, membro do conselho editorial da publicação.
O The Programming Historian foi criado em 2008, em língua inglesa, e dispunha já de uma versão em francês e castelhano. Agora, com o impulso do IHC, e a colaboração da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Instituto Superior Técnico e da Universidade Federal de São Paulo, está também disponível em português.
A primeira lição publicada — Preservar os seus dados de investigação — foi traduzida por Márcia Cavalcanti (IBICT) e editada por Joana Paulino (IHC — NOVA FCSH), mas Daniel Alves anuncia que “brevemente serão disponibilizadas mais” e que estão “também disponíveis para receber as vossas colaborações com traduções ou lições originais”.
No comunicado pode ler-se que o “objectivo é poder contribuir para expandir as competências digitais da comunidade de historiadores e humanistas em geral que falam português. Nesse sentido, vamos oferecer tutoriais de métodos digitais variados que poderão ser úteis para o ensino, investigação e publicação.” Realça também que a versão portuguesa “nasceu no 25º aniversário do mais antigo arquivo de uma página web em Português”, a Homepage de Portugal (preservada na plataforma Arquivo.pt).