skip to Main Content

UBI inicia em 2023/24 projeto de integração de novos estudantes @ UBI

Publicado em: UBI inicia em 2023/24 projeto de integração de novos estudantes @ UBI

Acolher e integrar os novos alunos através de atividades culturais é o objetivo do projeto da Universidade da Beira Interior (UBI) intitulado “Residências Artísticas UBIanas – Integração pelas Artes”, que foi aprovado pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), no âmbito do Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração de Novos Estudantes. O projeto consiste no acolhimento dos alunos na academia mediante iniciativas que partem do conceito de residências artísticas, enquanto espaços que fomentam a criação e potenciam a inovação.

Dirigido sobretudo aos estudantes colocados em 2023/2024, destina-se a trabalhar o desenvolvimento de competências transversais, para promover o desenvolvimento pessoal e o sucesso escolar, sendo aberto a toda a comunidade da UBI. As atividades contam com a participação de agentes culturais presentes na academia e na cidade da Covilhã e está estruturado em quatro eixos: Literatura, Cinema, Música e Dança e Artes Performativas.

O Clube de Escrita Criativa insere-se na vertente Literatura e será desenvolvido por Nuno Amaral Jerónimo (docente do Departamento de Sociologia), visando desenvolver técnicas de escrita e de pensamento criativo. A vertente de Cinema, apoiada pelo Departamento de Artes, conta com a docente Manuela Penafria à frente do Clube de Cinema, para levar os alunos interessados a expressarem-se através da Sétima Arte. Na Música, com o apoio da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) e do Maestro Luís Cipriano, os alunos podem integrar os Grupos de Percussão que serão desenvolvidos no projeto. Na área da Dança e Artes Performativas, a companhia sedeada na Covilhã Kaiser Ballet, dirigida por Ricardo Runa, irá contribuir para ajudar os estudantes a exprimir sentimentos através dos movimentos do corpo e da expressão facial.

“Residências Artísticas UBIanas – Integração pelas Artes” insere-se nas preocupações da academia de acolher da melhor forma as centenas de universitários que todos os anos chegam à Covilhã, para iniciarem o seu trajeto no Ensino Superior. Uma grande parte são alunos deslocados e a UBI pretende que o momento seja encarado como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e intelectual. O momento de acolhimento e integração envolvendo os membros da instituição é essencial para ditar o bem-estar e o sucesso académico dos estudantes.

Back To Top