skip to Main Content

UBI no “New Space Portugal” para renovar o sector Espacial Português @ UBI

Publicado em: UBI no “New Space Portugal” para renovar o sector Espacial Português @ UBI

“New Space Portugal” é como se designa a agenda liderada pela Geo Sat, na qual participa a Universidade da Beira Interior (UBI). O objetivo é transformar o perfil de especialização do sector Espacial Português, com a criação de novos produtos e serviços inovadores, exportáveis e de maior complexidade tecnológica, alavancando toda a cadeia de valor.

A agenda tem por base cinco projetos verticais liderados por empresas, que pretendem estimular a atividade de I&D+I e o desenvolvimento industrial em sistemas espaciais e de observação terrestre. Serão também desenvolvidos seis projetos transversais dedicados a iniciativas de gestão, promoção, qualificação, formação e demonstração de serviços.

Da equipa da UBI fazem parte os investigadores do C-MAST, Pedro GamboaAnna Guerman e Francisco Brojo. O projeto, com início em setembro de 2022 e conclusão prevista para dezembro de 2025, conta com um investimento total de 177 942 155.13€.

Recentemente, Espanha viu ser aprovado o seu plano estratégico para a Recuperação e Transformação Económica Aeroespacial, onde é claramente mencionada a Aliança Ibérica através da Constelação Atlântica. Assim, torna-se evidente o alinhamento entre Portugal e Espanha para tomar ações concertadas na exploração do Espaço, contribuindo para a soberania Europeia nesta matéria. O consórcio inclui 40 copromotores, dos quais 22 são empresas e 18 ENESII.

Este é um dos oito projetos financiados no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência em que a UBI participa. O trabalho dos investigadores da academia, nas mais diversas áreas, vai contribuir para a modernização de sectores ou empresas de enorme impacto na economia nacional: indústrias automóvel, têxtil e de vestuário e do papel e, ainda, dos campos espacial, aeronáutico e agropecuário.

Back To Top