skip to Main Content

uma pesquisa acerca das sabedorias ancestrais

Publicado em: uma pesquisa acerca das sabedorias ancestrais


Comentário: Sara Araújo (CES/FEUC)



Apresentação

Este seminário final de estágio doutoral foi desenvolvido com base nas investigações de mestrado e doutoramento de Daniela Beny, e é parte das atividades do estágio doutoral durante sua estadia no CES/UC. Aqui pretendemos partilhar com os/as participantes como os conhecimentos tradicionais das comunidades afro-religiosas brasileiras – os terreiros de Candomblé e de Umbanda – se tornam potencializadores dos processos de criação cénica com base na cosmologia, filosofia, estética e poética a partir da oralidade e da transmissão de conhecimento tendo como base as experiências corporificadas.

 


Objetivos

– Partilhar com os/as participantes abordagens de pesquisa;

– Apresentar aos/às participantes autores/as brasileiros/as que dialogam diretamente com as Epistemologias do Sul;

– Propor diálogos entre Brasil e Portugal, assim como com a comunidade acadêmica de outros países que integram as atividades do CES, sobre a pesquisa acadêmica no campo das artes e das culturas tradicionais afro-brasileiras.

Notas biográficas

Daniela Beny é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BR), doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (BR) e doutoranda visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (PT). 

Sara Araújo é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada na Faculdade de Economia da mesma universidade. Doutorou-se em “Direito, Justiça e Cidadania no século XXI”, com uma tese sobre pluralismo jurídico e Epistemologias do Sul. É cocoordeadora do Programa de Doutoramento em “Sociology of the State, law and justice” e da Escola de Verão das Epistemologias do Sul. Fez parte da equipa de coordenação do Projeto Alice – Espelhos Estranhos Lições Imprevistas (B. S. Santos ERC Advanced Grant), hoje transformado em Programa de Investigação em Epistemologias do Sul.


_______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. https://us02web.zoom.us/j/83417589522?pwd=dnViaWw5WTBaTnRwWXpJWTZBQmtWUT09 | ID: 834 1758 9522 | Senha: 240525 

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

 


 

Fonte: uma pesquisa acerca das sabedorias ancestrais
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top