skip to Main Content

“Viagem ao Sol” já está nas salas de cinema | Notícias

Publicado em: “Viagem ao Sol” já está nas salas de cinema | Notícias

Viagem ao Sol, o documentário realizado por de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias, que teve a sua estreia mundial no IDFA – Festival Internacional de Documentário de Amesterdão, chegou por fim às salas de cinema portuguesas.

A ideia do filme remonta aos anos 1990, quando Ansgar Schaefer estava a realizar a sua investigação de doutoramento, sobre refugiados judeus em Portugal na Segunda Guerra Mundial, e se deparou com relatos de que teriam havido milhares de crianças enviadas para o nosso país por essa altura. Percebeu, mais tarde, que essas crianças chegaram a Portugal já depois do fim da guerra, sendo designadas pelo Estado Novo como “refugiadas de guerra” como forma de propaganda. Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias foram, então, em busca dessas crianças de então para recuperar as suas memórias e revelar o seu olhar. O que viram estas crianças? Como viveram o período de pós-conflito? Que nos diz esta experiência acerca dos dias de hoje?

Tal como explicado na página oficial do filme, para refletirem sobre crianças em situação de conflito e pós-conflito, os realizadores recorreram “unicamente imagens de arquivo e testemunhos de antigas crianças austríacas enviadas no pós-guerra para Portugal, país neutral durante a 2.ª guerra mundial” de modo a estabelecerem “múltiplas ressonâncias com a Europa actual”.

O filme, exibido pela primeira vez em 2021 e que, desde então, passou por diversos festivais, foi premiado em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cine Europeo (New Waves Best Non Fiction Film, 2022) ou o Porto/post/doc (Cinema Falado, 2022).

 

 

Back To Top