skip to Main Content

“A minha biblioteca é a tua biblioteca”: programa de mobilidade na Biblioteca da Faculdade de Psicologia / Instituto de Educação da Univ. de Lisboa

DestaqueFPIE

Decorreu no passado dia 12 de Setembro mais um programa de mobilidade promovido pela BAD. Nesta 2ª edição da oferta “Formar para capacitar: um programa de literacia para a comunidade académica“, a instituição acolhedora partilhou o programa de formações promovido anualmente pela biblioteca, e destinado à sua comunidade académica.

A Biblioteca da Faculdade de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa recebeu cinco colegas que oportunamente participaram neste programa: Margarida Carvalho e Isabel Nazaré (Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca João Paulo II), Isabel Pinto (Universidade Nova de Lisboa, NOVA IMS), Rita Guerreiro (Universidade de Coimbra, Biblioteca das Ciências da Saúde) e Sofia Amador (Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina).

A biblioteca que foi alvo desta visita tem assumido, na área da formação em literacia da informação, um papel interventivo que procura tornar a experiência de utilização dos seus espaços e recursos mais eficaz para o utilizador final. Para tal, desenvolve uma formação desenhada a pensar nos utilizadores. O Plano de Formação contempla, para além da formação inicial aos alunos em contexto de aula, e da formação tutorial na própria biblioteca, uma formação específica modular por unidades temáticas. Esta oferta formativa tende a suprir as carências em literacia da informação, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências na pesquisa, avaliação e seleção, utilização e apresentação da informação. Tudo tendo em vista potenciar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no Instituto de Educação e na Faculdade de Psicologia.

Após a receção, em que foram apresentadas as valências, espaços e serviços de um modo genérico – para além de toda a equipa -, foi tempo de pormenorizar a oferta formativa, em ambiente semelhante àquele em que é ministrada para os alunos. Assim, foram demonstrados os módulos:

  • Pesquisa em Recursos Eletrónicos (Catálogo da Universidade de Lisboa, Ebsco Discovery Service);
  • Citar e Referenciar com a Norma APA;
  • Gestão de Referências Bibliográficas com o My Endnote Web;
  • Apoio a Teses e Dissertações;
  • Powerpoint e Apresentações Orais

A apresentação destes módulos decorreu de forma abreviada, privilegiando-se, mais do que os conteúdos, o diálogo entre profissionais sobre as estratégias e propósitos na organização e oferta da formativa. A Biblioteca acolhedora congratula-se pelo interesse demonstrado pelas colegas inscritas e pela partilha de ideias e sugestões que a todos beneficia!

Fonte: “A minha biblioteca é a tua biblioteca”: programa de mobilidade na Biblioteca da Faculdade de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa : Notícia BAD

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top