skip to Main Content

Ação de formação de curta duração: “Reserva Natural do Paul de Arzila (CON)Vida a Sentir a Biodiversidade”

No próximo dia 23 de julho de 2019, realizar-se-á na Reserva Natural do Paul de Arzila, a Ação de Formação de Curta Duração Reserva Natural do Paul de Arzila (CON)Vida a Sentir a Biodiversidade, organizada pela Área Científica de Ciências Experimentais, do Ambiente e da Saúde, da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Local | Reserva Natural do Paul de Arzila
Duração | 6 horas (partida de Coimbra, ESEC, às 8h30; chegada a Coimbra prevista às 17h30)
Organização e dinamização da ação de formação de curta duração | Susana Silveira – área científica de Ciências Experimentais, do Ambiente e da Saúde
Público-Alvo | Professores/as Cooperantes do 2.º Ciclo de Ensino Básico – Ciências Naturais e de Matemática

Resumo

Respondendo ao desafio “Paul de Arzila (CON)Vida a Sentir a Biodiversidade”, esta Ação de Formação de Curta Duração, pretende evidenciar o potencial educativo das áreas naturais classificadas. Suportada numa visita de estudo, que tem como ponto e partida a visita ao Centro de Interpretação  ambiental da Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA), inicia-se um percurso prédefinido ao longo do qual se estabelecem momentos de interpretação ambiental e de exploração didática incidindo em questões de natureza científica, pedagógica e de cidadania ambiental.
Evidencia-se o potencial educativo dos ambientes naturais, do meio envolvente, bem como de infraestruturas e equipamentos existentes, reconhecendo oportunidades para o desenvolvimento de propostas de estudo dos ecossistemas em contextos reais.

Informação complementar

  • Ponto de encontro: ESEC, Laboratório de Ciências da Natureza, às 8h30.
  • Deslocação até à Reserva Natural do Paul de Arzila em viatura própria ou na modalidade de partilha de viatura, organizada entre participantes no local de partida.
  • A ação de formação, assume o formato de jornada temática, decorrendo ao longo do dia com uma interrupção para almoço, em regime livre ou, no  caso de preferência, na modalidade de refeição partilhada entre os/as participantes.
  • Sugere-se que cada participante leve consigo água para hidratação, proteção para o sol consoante as condições meteorológicas, bem como roupa e calçado confortável e adequado para a realização de percurso pedestre ao longo da Reserva Natural.
  • Na antecipação da Jornada temática convida-se ainda para a realização de uma pré-visita autónoma, através da consulta do portal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas: http://www2.icnf.pt/portal/ap/r-nat/rnpa

Inscrições

Inscrições até 22 de julho 2019

Valor da inscrição | 5 euros (inclui certificado)

OBRIGATÓRIO | Preenchimento de dados para seguro | AQUI (nota: o preenchimento destes dados não implica inscrição na ação de formação)

Fonte: Ação de formação de curta duração: “Reserva Natural do Paul de Arzila (CON)Vida a Sentir a Biodiversidade”

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top