A série HERNÁN inicia sua primeira temporada e logo de cara somos apresentados a um novo mundo. Bem-vindxs à Potonchan de 1519!
O episódio escrito por Curro Royo nos apresenta o ponto de vista de uma das personagens mais polêmicas da história do México: MARINA, também conhecida como La Malinche e Malintzi (Ishbel Bautista).
A indígena escravizada encontrará Hernán Cortés em um momento crucial de sua jornada.
No podcast de hoje, Amanda Martins, Alessandra Haro e Luiz Estevam de Oliveira Fernandes comentam os principais acontecimentos desse episódio de abertura, além de apresentar informações que vão te fazer mergulhar fundo na série.
Amanda Martins é doutora em História com ênfase no Segundo Reinado. Em sua trajetória passou pela UFOP, UFRGS e pela universidade de Ghent, na Bélgica, onde mora atualmente. Desenvolve pesquisas independentes na área de ficção histórica, é host do podcast Águas Futuras e está escrevendo seu primeiro romance, “Ultramar”.
Diretora e Produtora Executiva, Alessandra Haro é mestre em projetos artísticos pela Universidad Europea de Madrid, pós-graduada em Antropologia Visual pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Publicidade pela PUC-PR. Atualmente é professora e orientadora na Academia Internacional de Cinema e professora de Inovação na Escola Superior de Empreendedorismo.
Luiz Estevam de Oliveira Fernandes é professor de História da América da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua principalmente em História da América e História Atlântica, nos seguintes temas: epistemologia, historiografia e religião na primeira modernidade. É membro do Grupo de Pesquisa “História da América: fontes e historiografia” (CNPq) e do “Núcleo de História da Historiografia e Modernidade” (CNPq).