Skip to content

Calenda – MARCMUS – Watermarks and handwriting in the music manuscripts of the Fundo do Conde de Redondo

Publicado em: Calenda – MARCMUS – Watermarks and handwriting in the music manuscripts of the Fundo do Conde de Redondo

O Fundo do Conde de Redondo é uma das mais destacadas coleções musicais da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). O projeto MARCMUS – Estudos de papel de música e caligrafia em Portugal (séculos XVIII e XIX): o estudo de caso do Fundo do Conde de Redondo, uma parceria entre a BNP e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), visa registar digitalmente e preservar sistematicamente as marcas de água e os tipos de papel (a conjunção da marca de água e o número e tamanho das pautas desenhadas pelos rastra) dos manuscritos musicais. Serão também gravadas as caligrafias literárias e musicais dos copistas e compositores envolvidos (o fundo inclui um número significativo de autógrafos). A correspondente página online permitirá o acesso livre e gratuito às bases de dados correlacionadas resultantes (marcas de água / tipos de papel e caligrafias). A base de dados de marcas de água também estará disponível no Bernstein Project: the Memory of Paper, a maior projeto internacional do seu tipo (em 10 idiomas), que inclui 56 bases de dados e mais de 320.000 marcas de água pesquisáveis de 22 países (www.memoryofpaper.eu).

Este colóquio internacional apresentará alguns resultados parciais do trabalho realizado ao longo de 2022 e 2023, e marcará o lançamento oficial da referida página. Contará com a participação da equipa do projeto (António Jorge Marques, Andrew Wolley, João Pedro d’Alvarenga, Zuelma Chaves, Eva Mathilde Ribeiro), dos seus consultores (Maria del Carmen Hidalgo Brinquis, Maria José Ferreira dos Santos e Emanuel Wenger) e do engenheiro informático convidado, Pedro Sousa. Além disso, o investigador responsável de Paper and Copyists in Viennese Opera Scores, Martin Eybl, falar-nos-á sobre este projeto irmão e congénere.

Auditório, Piso 1 | Entrada livre sujeita a inscrição prévia através do e-mail rel_publicas@bnportugal.gov.pt

09h30-10h00 Abertura e boas-vindas

10h00-11h00 Sessão 1

  • The MARCMUS site: challenges, capabilities, problems and complexities, António Jorge Marques (CESEM, NOVA FCSH)
  • Formal and informal musical scripts in Coimbra sources from the 1570s: the hypothetical autographs of Francisco de Santa Maria, João Pedro d’Alvarenga (CESEM, NOVA FCSH)

11h00-11h30 Intervalo para café

11h30-12h30 Sessão 2

  • MARCMUS, um repositório de tipos de papel de música e caligrafias: propostas e desafios na constituição de um método, Zuelma Chaves (CESEM, NOVA FCSH) / Pedro Sousa (Independent IT Engineer)
  • As cópias de Isidoro Simões Martins (fl. 1810-1837) no Fundo do Conde de RedondoEva Mathilde Ribeiro (CESEM, NOVA FCSH)

12h30-14h00 Intervalo para almoço

14h00-15h30 Sessão 3

  • Características materiales de las colecciones musicales en los archivos españoles, Maria del Carmen Hidalgo Brinquis (AHHP, IPH)
  • Musical scores acquired by the Portuguese court from Italy in the eighteenth century and the Fundo do Conde de Redondo at the National Library of Portugal, Andrew Woolley (CESEM, NOVA FCSH)

Watermarks from music collections and the Bernstein project, Emanuel Wenger (Austrian Academy of Sciences, Bernstein – The Memory of Paper, IPH)

15h30-16h00 Intervalo para café

16h00-17h00 Sessão 4

  • Paper and Copyists in Viennese Opera Scores, 1760-1775Martin Eybl (University of Music and Performing Arts, Vienna)
  • Notícias sobre papel de música em Portugal e a sua proveniência, Maria José Ferreira dos Santos (Museu do Papel Terras de Santa Maria, AHHP, IPH)

O colóquio é financiado por fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.), no âmbito da Norma Transitória (DL 57/2016/CP1453/CT0073) e do projeto MARCMUS (EXPL/ART-PER/0749/2021).

Back To Top