skip to Main Content

Ciclo de cinema “Luz y Sombra” chega a Madrid | Notícias

Publicado em: Ciclo de cinema “Luz y Sombra” chega a Madrid | Notícias

O ciclo “Luz y Sombra”, dedicado às representações da Idade Média no cinema, e que no ano passado decorreu na Cinemateca Portuguesa, abriu a sua segunda edição no Círculo de Bellas Artes de Madrid, decorrendo durante os meses de Dezembro e Janeiro em dois espaços madrilenhos: o Círculo de Bellas Artes de Madrid e a Filmoteca Española.

A programação do ciclo obedeceu a vários critérios, começando pela relevância estética e temática dos filmes. Por isso, estão incluídas películas de Fritz Lang, Carl Theodor Dreyer ou Youssef Chahine. Mas, quis a organização que “para além dos clássicos do cinema sobre a Idade Média concebidos por alguns dos realizadores mais reconhecidos da história da sétima arte, o projecto também incidiu em perspectivas concretas, que permitiram criar diferentes secções, como a Idade Média Global e a Idade Média Ibérica”. Além disso, foi também objectivo que os filmes seleccionados “permitam aos espectadores reflectir sobre alguns dos principais desafios que a sociedade contemporânea enfrenta”.

Esta é uma iniciativa do grupo de investigação interuniversitário “Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight” que, na sua segunda edição, conta com a colaboração de um amplo conjunto de instituições culturais e universitárias. Vão ser exibidos mais de vinte filmes, para públicos diversos, do infantil ao adulto, do cinéfilo ao curioso, tanto especialistas em Idade Média como interessados no passado medieval. O programa completo do ciclo está disponível neste link [em Castelhano].

Back To Top