skip to Main Content

Coleção Cibertextualidades, Volume 3 | Materialidades da Literatura

Publicado em: Coleção Cibertextualidades, Volume 3 | Materialidades da Literatura


Poesia Programa Performance (2021)

Acaba de ser publicado o Volume 3 da coleção “Cibertextualidades”: Bruno Ministro e Sandra Guerreiro Dias, orgs. (2021), Poesia Programa Performance: projetos, processos e práticas em meios digitais, Porto, Publicações Fundação Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-173-0. ISSN: 1646-4435. O livro circula gratuitamente como eBook, depositado no Repositório Institucional da UFP: http://hdl.handle.net/10284/10316

Além do texto de apresentação do volume – Bruno Ministro e Sandra Guerreiro Dias, “Introdução”, pp. 9-15 – , destaquem-se os artigos de Ana Marques, “Tradução e Distorção na Poesia Algorítmica de Eugenio Tisselli”, pp. 37-45; Diogo Marques, “Da Programabilidade Criativa à Criação Programada: Linhas Programáticas para uma Potencial Poética do Algoritmo”, pp. 111-127; Tiago Schwäbl, “Na Margem de um Canavial… o Que Murmura?”, pp. 157-167; e o poema de Liliana Vasques, “Então Como Crescex-M x / Poemas”, pp. 128-129. Refira-se ainda a tradução de Patrícia Reina de um artigo de Johanna Drucker (“Sítio Fora de Cena: Ideologia Medial e a Interface Literária”, pp. 19-33).

Sinopse do volume

Em Poesia Programa Performance defende-se a importância de pensar a contemporaneidade digital numa perspetiva conjunta entre projetos poéticos, processos programáticos e práticas performativas. Este livro configura também um dispositivo interventivo no sentido ontológico da ação crítica que esta cultura pós-medial suscita. Os diferentes contributos provenientes de diferentes campos, desde a poesia experimental, as artes computacionais, passando pelos estudos da performance e por várias formas de escrita expandida, dão conta da fluidez inquieta que atravessa os atuais modos civilizacionais contemporâneos, ao mesmo tempo que, traçando uma aproximação ao seu estudo, génese e entendimento, antecipam cenários futuros.


Fonte: Coleção Cibertextualidades, Volume 3 | Materialidades da Literatura
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top