Skip to content

Crises e seus impactos no trabalho das mulheres

Publicado em: Crises e seus impactos no trabalho das mulheres


As convidadas refletirão acerca dos fenómenos de desigualdade de género no mercado de trabalho e da sua agudização nos contextos de crises socioecómicas. Apresentação e discussão dos resultados do projeto “Pandemia e Academia em casa – que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior.”

Notas biográficas

Mónica Lopes é investigadora e Presidente da Comissão de Ética do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando a Linha Temática 2 – Democracia, Justiça e Direitos Humanos. É doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus atuais interesses de investigação incluem as relações de género, políticas de género, políticas sociais, avaliação (impacto) e terceiro sector. Desde 2002, tem participado em vários projetos de investigação (ação) e estudos de avaliação explorando as relações de género e avaliando a implementação e impacto de políticas públicas (de género), bem como fornecendo ferramentas e instrumentos para a integração do género em diferentes áreas e ambientes institucionais, nomeadamente na Academia. Mais recentemente, liderou a equipa portuguesa do projeto H2020 “SUPERA – Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia”. Actualmente, é responsável pela revisão científica do projecto EEAGrants “Gender Equal-Research”, co-PI do projecto nacional “ENGENDER – Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal” e membro da equipa de investigação do projecto europeu “PHOENIX – Listening to Citizen Voices for a Greener Europe”.

Virgínia Ferreira | Doutorada em Sociologia (Universidade de Coimbra), Virgínia Ferreira é Professora Associada aposentada da Faculdade de Economia (FEUC) e Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). Desenvolve investigação nas áreas dos Estudos das Mulheres/Género/Feministas, Sociologia do Género, Sociologia do Trabalho e do Emprego, Metodologia de Investigação e Políticas de Igualdade de Género. É investigadora principal do Projeto ENGENDER – Integração da perspetiva de género nos currículos e práticas pedagógicas das Universidades Públicas Portuguesas. É membro da Rede Europeia de Peritos/as em Género e Emprego (desde 2004). É membro do Conselho Editorial de várias revistas de Ciências Sociais sobre Mulheres/Género/Estudos Feministas (Feminismos, The Journal of Gender and Power), e Editora-Chefe da revista “ex æquo” (SCOPUS; SCIELO). Foi membro do Conselho Diretivo, em vários mandatos, e Directora Executiva do CES (2004-2006). Foi também Coordenadora do Núcleo de Sociologia da FEUC (2008-2010), e membro do painel de avaliação de investigação da FCT para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Tem realizado diversos estudos sobre a sociedade portuguesa, especialmente na área de investigação do trabalho e emprego (trabalho em escritórios, segregação do mercado de trabalho, articulação trabalho-família, maternidade e paternidade no local de trabalho) e tem coordenado cientificamente grupos de trabalho dedicados à avaliação de políticas, programas e projectos nacionais de intervenção social (i.e. 2º e 3º Plano Nacional para a Igualdade; Fundos Estruturais; investigação EQUAL e POEFDS, entre outros). Tem também colaborado, como parceira perita, com várias entidades que trabalham com políticas de igualdade (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego; Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). Tem prestado consultoria científica a projectos promovidos por diversas entidades, académicas e profissionais (privadas, públicas e do terceiro sector). É membro do Grupo Técnico-Científico do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. É membro ativo de associações científicas (Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Associação Portuguesa de Sociologia e Rede Género e Avaliação).

Atividade no âmbito do programa de doutoramento em Estudos Artísticos (FLUC/CES)

Fonte: Crises e seus impactos no trabalho das mulheres
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top