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Doutoramento Nº 22 | Materialidades da Literatura

Publicado em: Doutoramento Nº 22 | Materialidades da Literatura

Realizam-se no próximo dia 24 de julho de 2023, pelas 14h30, na Sala José Anastácio da Cunha (Departamento de Matemática), as provas de doutoramento em Materialidades da Literatura de Rui Manuel Pinheiro Cruz Dias da Silva, candidato da sétima edição do Programa, que teve início em 2016-2017. O candidato apresenta a tese «A Condição de Ser Livro: O Livro como Artefacto e a
Publicação como Prática Artística
»  (2023), orientada por Manuel Portela (Universidade de Coimbra). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da bolsa de doutoramento PD/BD/128025/2016.

O júri, nomeado por despacho reitoral de 27 de abril de 2023, tem a seguinte constituição:

Presidente:

Osvaldo Manuel Silvestre (Professor Associado, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Vogais:

Paulo da Silveira (Professor Associado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Clara Rowland (Professora Associada com Agregação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Sofia Gonçalves (Professora Auxiliar, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

Manuel Portela (Professor Catedrático, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

João Bicker (Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

Esta tese – a vigésima segunda do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura – integra-se na linha de investigação dedicada ao estudo das formas históricas e contemporâneas do livro (ReCodex: Formas e Transformações do Livro). Rui Silva investiga a artefactualidade do livro e a publicação como prática artística através do livro-catálogo.

Resumo [excerto]

Será que pensamos como livros? Após mais de quinhentos de produção mecanizada de livros, é legítimo indagar se o efeito é especular e se a codificação paratextual se reflecte noutras actividades criativas. A questão poderia ser formulada em vários momentos da história do livro, mas hoje, quando o artefacto é omnipresente, disponível em múltiplos suportes e até obra de arte, ela revela que o livro se projecta como espaço de imaginação que é mais do que um conjunto de folhas encadernadas. Para dar resposta ao desafio, esta tese propõe um exercício teórico em três partes. As duas primeiras são perguntas contemporâneas sobre o livro: uma que incide no objecto isolado e na retórica associada, outra , na estrutura que lhe dá corpo e nas possibilidades criativas que compõem o gesto de editar. A terceira apresenta o catálogo de exposição como caso prático e estabelece uma relação directa entre publicar e expor, recorrendo ao catálogo como veículo de transmissão entre a página e a parede.

Fonte: Doutoramento Nº 22 | Materialidades da Literatura
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
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