skip to Main Content

Filosofias da História no Brasil: Rodrigo Petronio – A Filosofia da História de Vilém Flusser

Publicado em: Filosofias da História no Brasil: Rodrigo Petronio – A Filosofia da História de Vilém Flusser

A série Filosofias da História no Brasil objetiva apresentar as ideias de brasileiros e brasileiras ainda pouco conhecidos do público acadêmico, os quais, no limiar entre a História e a Filosofia, elaboraram teorias sobre o caráter histórico da realidade no Brasil — não do Brasil ou sobre o Brasil, mas no Brasil.

A cada episódio, então, serão expostas as principais teses filosóficas acerca da historicidade da existência dos pensadores e das pensadoras em foco, desviando provisoriamente o nosso olhar das abordagens canônicas sobre o chamado ‘pensamento social brasileiro’.

Neste episódio, Rodrigo Petronio fala sobre a filosofia da história de Vilém Flusser.

 

 

Realização:

FORUM História & Filosofia

(Facebook)

 

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site, Facebook e YouTube)

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, YouTube e Instagram )

 

Apoio:

HH Magazine

(Facebook, YouTube e Instagram)

 

História da Historiografia

(Site e Facebook)

 

Revista de Teoria da História

(Site e Facebook)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook e Instagram)

 

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook e Instagram)

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Rodrigo Petronio

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo e atualmente é professor titular da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Desenvolve pós-doutorado no Centro de Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD/PUC-SP sobre a obra de Alfred North Whitehead e as ontologias e cosmologias contemporâneas. Ainda é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Possui dois mestrados: em Ciência da Religião, pela PUC-SP, sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Literatura Comparada, pela UERJ, sobre literatura e filosofia na Renascença. Entre suas publicações de poemas, destacamos História Natural (São Paulo: Gargântua, 2000), Assinatura do Sol (Lisboa: Gêmeos R, 2005), Pedra de Luz (Lisboa: A Girafa, 2005), entre outros. Divide com Rodrigo Maltez Novaes a coordenação editorial das Obras Completas do filósofo Vilém Flusser pela Editora É, que prevê a publicação dos primeiros 20 títulos entre 2018-2020.

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top