skip to Main Content

Há Vida(s) nesta Cidade #9 com Elsa Lechner e Graça Capinha

Publicado em: Há Vida(s) nesta Cidade #9 com Elsa Lechner e Graça Capinha

Apresentação


Isabel Simões, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com Elsa Lechner e Graça Capinha, investigadoras do Centro de Estudos Sociais, sobre as vozes das migrações.


Nono programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz – NHUMEP. A colaboração vai continuar no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.


O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt.



Nota biográficas


Elsa Lechner | Doutorada em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003) é Investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Rutgers e Brown, EUA (2014/15) com um projeto de pesquisa biográfica entre portugueses de New Jersey. Co-coordenadora do Núcleo das Humanidades, Migrações, e Estudos para a Paz do CES e membro do CC do CES (2010-2014), Investigadora Auxiliar no CES (2009-2014), Investigadora Principal no CES (2014-2019). Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no ISCTE (2003-2009). A sua pesquisa incide sobre processos identitários em contextos migratórios, relações interculturais, pesquisa biográfica, sofrimento e resiliência dos migrantes, emigração portuguesa e imigração em Portugal, e práticas de inclusão/participação. Coordenadora de um projeto Gulbenkian sobre histórias, memórias e inovação na emigração portuguesa, em articulação com o Museu da Pessoa (São Paulo), Departamento de Estudos Portugueses da Universidade de Paris X-Nanterre, Universidade de Berkeley, e Universidade de Rutgers-Newark. Autora de vários artigos nacionais e estrangeiros sobre pesquisa biográfica no estudo das migrações. Atualmente desenvolve atividades de articulação entre a investigação biográfica, saúde, arte, e cultura.


Graça Capinha é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC), Secção de Anglo-Americanos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Investigadora do Centro de Estudos Sociais-Laboratório Associado (CES). É doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra. Foi directora do Instituto de Estudos Norte-Americanos, membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUC, do Conselho Científico do DLLC-FLUC e da Direcção do CES. Co-organizou e co-dirigiu vários Programas inter- e transdisciplinares de 3º ciclo, o último dos quais “Discursos: História, Cultura e Sociedade” (FLUC/FEUC/CES), em curso. Foi também responsável pela criação e a docência do 1º MOOC (Massive Open Online Course) na universidade portuguesa, intitulado “Escrita Criativa: A Outra Tradição”. Tem leccionado em vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento no domínio da literatura inglesa e norte-americana, da poética e da poesia contemporâneas, bem como da escrita criativa e da tradução literária. Foi Investigadora Responsável dos Projectos Colectivos Novas Poéticas de Resistência: O Séc. XXI em Portugal (FCT/CES – 2011) e Emigração e Identidade (JNICT/CES – 1997), tendo participado na equipa de investigação de vários outros projectos, dentro e fora de Portugal, sobre poesia e poética, e sobre emigração. Integra, actualmente, o Grupo de Investigação “Intersexualidades/Intersexualities” do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. Entre 1991 e 1999, esteve ligada ao Poetics Program, da State University of New York (SUNY at Buffalo, EUA), aí tendo trabalhado com alguns nomes da poesia e da teoria L=A=N=G=U=A=GE . De 2001 a 2002, foi docente de Poética em vários cursos intensivos para músicos no Centro para o Estudo das Artes de Belgais, dirigido pela pianista Maria João Pires. Co-organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas da FLUC (1992-5-8-2001-4-7-10), foi também a principal responsável pela criação do Programa de Poetas em Residência da FLUC, programa que coordenou (2007-2012). Dirigiu a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem (FLUC, Reitoria da UC e CES, 1997- 2013). Co-coordena a série Literatura e Artes da Colecção CES/Almedina. As suas publicações, dentro e fora de Portugal, centram-se na temática da poética contemporânea (sobretudo norte-americana e portuguesa), na sua relação com questões de âmbito social e político, por exemplo, as relacionadas com as identidades e a emigração.

Fonte: Há Vida(s) nesta Cidade #9 com Elsa Lechner e Graça Capinha
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top