skip to Main Content

Histórias Espaciais do Rural Colonial em África

Publicado em: Histórias Espaciais do Rural Colonial em África


Este encontro presencial de um dia em Lisboa é o primeiro de dois eventos destinados a discutir os resultados do projecto de investigação exploratória “Regular o Rural Colonial: Aldeamento de Guerra no Colonialismo Português Tardio”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). Este projecto centra-se na compreensão da história espacial dos esquemas coloniais de aldeamento de guerra em Angola, Moçambique, e Guiné-Bissau de 1961 a 1975; bem como nas paisagens rurais actuais que têm a sua proveniência no aldeamento.


Este evento, no dia 3 de novembro, tem como primeiro plano a apresentação e discussão dos resultados da investigação arquivística em Portugal e do trabalho de campo exploratório na Guiné-Bissau e em Angola, por arquitetos, geógrafos e um historiador. De manhã, dois dos consultores do projecto discutirão enquadramentos para a investigação sobre o aldeamento em tempo de guerra, a partir das perspectivas disciplinares da geografia e da história da arquitectura. Depois, teremos uma mesa redonda para conversar sobre o papel dos arquivos militares de Portugal para a investigação em arquitetura e geografia, bem como sobre as possibilidades para o futuro arquivístico. À tarde, a equipa de investigação apresentará o trabalho em curso, bem como um documentário “web” elaborado por artistas cabo-verdianos, reflectindo sobre o projecto e as suas disjunções.


Um segundo evento, que terá lugar virtualmente no final do ano, reunirá académicos de diversas universidades de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau para dar continuidade às conversas que a equipa do projecto tem mantido, a fim de criticar o trabalho em curso, e para prever caminhos futuros para a investigação multi-escalar nos espaços africanos e, particularmente, no urbanismo rural.


 
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para participar presencialmente e para assistir remotamente aos comentários de abertura e às Sessões de Apresentações [AQUI]. O prazo para inscrição é 2 de novembro, 10h00 (GMT).




Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa

 


            

 

Fonte: Histórias Espaciais do Rural Colonial em África
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top