skip to Main Content

Jornadas FCCN 2024. Entrevista a Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI  • FCCN

Publicado em: Jornadas FCCN 2024. Entrevista a Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI  • FCCN

A 15.ª edição das Jornadas FCCN – o maior encontro anual da comunidade de ensino superior e de investigação -, que se realiza de 15 a 17 de abril, na Madeira, conta com o estreito apoio da ARDITI, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.  

Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, falou-nos sobre o papel da entidade nestas Jornadas FCCN 2024. Partilhou a sua opinião sobre a importância deste evento para a comunidade académica e abordou o impacto que poderá ter para a ilha da Madeira.  

  • Qual a motivação para a ARDITI se associar à FCCN na organização das Jornadas FCCN 2024 na Madeira?  

A ARDITI tem como missão promover a excelência científica e a inovação na Região Autónoma da Madeira. A associação com a FCCN para a realização destas Jornadas é uma extensão natural do nosso compromisso em promover e integrar a comunidade regional no cenário nacional e internacional da ciência e tecnologia.  

As Jornadas FCCN alinham-se também com os nossos objetivos, ao proporcionarem uma plataforma interdisciplinar para troca de conhecimento e experiências, essencial para o avanço da ciência e tecnologia na região. É também uma oportunidade para destacar a investigação e inovação desenvolvidas na Madeira e fomentar a colaboração interinstitucional. 

  • Que papel desempenhará a ARDITI nesta edição das Jornadas? 

A ARDITI será o parceiro regional na organização e dinamização das Jornadas. Iremos também contribuir com insights e experiências provenientes do nosso trabalho na Madeira. Por fim, a ARDITI procurará que cada participante descubra a região e as suas tradições, organizando várias iniciativas ao longo do evento. 

  • Quais são as expectativas para esta edição?

Esperamos que esta edição fortaleça as redes de colaboração e evidencie a importância da inovação tecnológica, atuando como um catalisador para o desenvolvimento científico e tecnológico na Madeira. Contamos também que seja um evento promotor da excelência científica e da inovação tecnológica que se faz na Madeira. 

  • Qual o impacto previsto deste evento para a região? 

Prevemos um impacto positivo, tanto no âmbito académico como económico, realçando a Madeira como um ‘Farol’ para a ciência e inovação na Europa. 

  • Qual a relevância destas Jornadas para a comunidade académica e de investigação? 

As Jornadas são uma oportunidade, pois constituem um fórum para a disseminação de conhecimento, para a formação de parcerias estratégicas e para a promoção da inovação a nível nacional e internacional.  

É de enfatizar ainda a importância de eventos como as Jornadas FCCN para a promoção do diálogo e da colaboração entre grupos que de outra forma nunca se reuniriam para trocar ideias. 

  • Como será representada a região no evento? 

A Madeira será representada através da inclusão de sessões e apresentações que reflitam os projetos em desenvolvimento da região, mostrando o seu papel ativo e inovador no panorama nacional de ciência, da tecnologia e da inovação. 

Os interessados em marcar presença neste encontro ainda se podem inscrever! Durante os três dias de evento, os participantes poderão contribuir para momentos de partilha de conhecimento, debates, sem esquecer as atividades sociais e culturais.  

Mais informações disponíveis em: https://jornadas.fccn.pt/ 

Back To Top