skip to Main Content

José Pedro Castanheira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens

Publicado em: José Pedro Castanheira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens

O livro “Volta aos Açores em quinze dias. Diário de Bordo de uma viagem para (Não) esquecer“, da autoria de José Pedro Castanheira, jornalista e investigador do IHC, foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.

A obra, que foi publicada pela Tinta da China em 2022, “acaba por ultrapassar o mero jornalismo (ainda que o mais brilhante) para se transformar na partilha com o leitor, sempre interpelado, de uma experiência rica de convivências humanas e não só, das mais elementares às mais profundas”, segundo a acta do júri do prémio.

Com uma extensa e premiada carreira jornalística, José Pedro Castanheira integrou o IHC em Junho de 2019. Como jornalista, dedicou-se à grande reportagem e ao jornalismo de investigação, em particular sobre a história recente de Portugal e das ex-colónias. É autor de mais de uma dezena de livros, dos quais destacamos “Jorge Sampaio. Uma biografia” (em dois volumes) e “A Queda de Salazar. O princípio do fim da Ditadura” (em co-autoria com António Caeiro e Natal Vaz).

O júri, que atribuiu o prémio por unanimidade, foi coordenado por José Manuel Mendes, acompanhado por Cândido Oliveira Martins, Guilherme d’Oliveira Martins e Paula Mendes Coelho. Esta foi a sexta edição deste prémio que, em 2022, premiou ​​António Mega Ferreira.

 

Back To Top