skip to Main Content

Lab_HD inicia projecto sobre a diáspora judaica | Notícias

Lab_HD Inicia Projecto Sobre A Diáspora Judaica | Notícias

Publicado em: Lab_HD inicia projecto sobre a diáspora judaica | Notícias

O Laboratório de Humanidades Digitais do IHC é um dos parceiros do projecto “Western Sephardic Diaspora Roadmap”, que se inicia em Janeiro de 2021 e que cruza os métodos das Humanidades Digitais e Ciências da Informação com o estudo da Diáspora Judaica para dar origem a um portal e ferramenta de trabalho destinada a investigadores, arquivistas, bibliotecários e público interessado.

O portal WSD Roadmap “será uma plataforma web em acesso aberto, responsiva e intuitiva que providenciará informação sobre materiais documentais relacionados com a Diáspora Sefardita Ocidental e os seus antecedentes”. Focando-se em duas categorias — coleções arquivísticas e fontes primárias publicadas — terá duas bases de dados pesquisáveis e disponibilizadas publicamente.

A investigadora principal do projecto é Carla Vieira (CHAM — NOVA FCSH), sendo Daniel Alves (IHC — NOVA FCSH) e Paula Ochôa (CHAM — NOVA FCSH) co-coordenadores. O projeto conta com o apoio de fundos internacionais, bem como da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (Universidade de Lisboa).

Os investigadores responsáveis e a sua equipa esperam, através da optimização de recursos e partilha de dados, incentivar projectos futuros nesta área, sobretudo para se poderem cruzar diferentes geografias da Diáspora Sefarditas Ocidental e estimularem o desenvolvimento dos Estudos Judaicos em Portugal.

 

Imagem: A sinagoga portuguesa de Amsterdão (Emanuel de Witte, 1680)

 

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top