skip to Main Content

Lançamento do Portal do Bicentenário

Publicado em: Lançamento do Portal do Bicentenário

Nos dias 06 e 07 de setembro, ocorrerá o lançamento do Portal do Bicentenário.

 

Em comemoração da Independência do Brasil, que irá completar 200 anos em 2022, professores(as), pesquisadores(as), movimentos sociais e entidades desenvolveram o projeto “Portal do Bicentenário”. O lançamento contará com lives sobre os 200 anos da Independência  direcionadas à Educação Básica, com o objetivo de discutir o processo de emancipação do país para além dos textos didáticos escolares, refletir, de forma crítica, sobre o período em que o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal e pensar projetos de futuros possíveis para a contemporaneidade.

O evento terá 26 horas de programação, com mesas de discussões sobre história, cultura e sociedade, além de atividades culturais e debates literários. O Portal irá ao ar no dia 06 de setembro, às 22 horas. Nesse período, haverá uma virada de 26 horas de lives sobre os mais variados assuntos, que terminará no dia 07 de setembro, com os debates sobre os 200 anos da Independência do Brasil.

De acordo com os(as) pesquisadores(as) que fazem parte do projeto, tal debate se faz necessário para pensar o que deve ser preservado e qual nação o Brasil pretende e pode ser, tendo em vista a série de retrocessos de direitos que o país vem sofrendo.

“A gente está vivendo um forte retrocesso de direitos. Isso nos remete à responsabilidade de iniciar já um debate que possa ocorrer de forma aprofundada, e  não só 2022, em meio aos debates eleitorais, quando haverá um caldo tenso e intenso em meio à possibilidade de parir outro país ou, minimamente recuperar parte do que perdemos”, afirma Luciano Mendes, coordenador do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, e um dos integrantes da equipe do Portal do Bicentenário.

O projeto Portal do Bicentenário é uma iniciativa desenvolvida por 61 entidades e grupos de pesquisas que tem como marcas a inter e a transdisciplinaridade de conteúdos e ações que promovam o diálogo entre saberes e práticas de professores e professoras; de estudantes da educação básica e do ensino superior; de povos tradicionais e de movimentos sociais, além de coletivos democráticos de todo o Brasil.

 

Para conhecer o Portal, acesse aqui.

 

Confira a programação do evento.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Keversson William Silva Moura

Graduando em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa Temporalidades e Histórias Populares. Tem interesse nas áreas de Teoria da História, História da Historiografia e Literatura Romântica, com especial enfoque na Literatura Homoerótica.

Fonte: Lançamento do Portal do Bicentenário
Feed: HH Magazine
Url: hhmagazine.com.br

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top