Skip to content

Observatório do Trauma – Módulo IV: Abordagens em populações específicas – Parte I  

Publicado em: Observatório do Trauma – Módulo IV: Abordagens em populações específicas – Parte I  


Abordagens a populações específicas: população refugiada e portadores de patologias graves/experiências hospitalares.


Formadoras: Rosario Suárez Nelson (Coordenadora Gabinete Saúde Mental Serviço Jesuíta aos Refugiados), Lúcia Monteiro (Directora Serviço de Psiquiatria IPO Lisboa).


 


Programa      


15h00 | Lúcia Monteiro (Directora Serviço de Psiquiatria IPO Lisboa)

Cancro, stress e trauma


16h25 | Intervalo


16h40 | Rosario Suárez Nelson (Coordenadora Gabinete Saúde Mental Serviço Jesuíta aos Refugiados)

Saúde Mental na População Refugiada


 


Notas biográficas


Lúcia Monteiro


Chefe Serviço, Assistente Graduado Sénior em Psiquiatria & Saúde Mental. Psico-Oncologista. Psicoterapeuta. Terapeuta Familiar (SPTF).


Posição actual, 2024:


  • Directora, Serviço de Psiquiatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, IPOLisboa

  • Directora, do Departamento de Oncologia Psicossocial, IPOLisboa

  • Coordenadora, Clínica de OncoSexologia, IPOLisboa


Colaborações internacionais:


  • 2020-2023, UN/ OMS medical board, clinical psychiatrist & mental health counselor

  • 2017-2024, Cursos de Formação Pós-Graduada para Médicos internos e Cuidados Primários em Saúde Mental & Psiquiatria, Clínica Sagrada Esperança, Luanda, Angola


 


Rosario Suárez Nelson


Começou a trabalhar com população vulnerável no ano 2000 no Ministério da Província de Salta, Argentina, I.P.V. estudando simultaneamente a Licenciatura em Psicologia, realizou a Formação em Psicologia Aeronáutica em Buenos Aires, trabalhando na Editorial Oceano da área de educação nos bairros carenciados. Em Portugal frequentou o Mestrado Integrado em Psicologia no ISPA, já́ integrada na equipa de acompanhamento a refugiados do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS). Nessa equipa, é responsável pelos processos e implementação do modelo REACH –FOR Reconciliação junto da Dra. Ángela Ordóñez (Espanha). Expert em Salud Mental de Intervenciones Psicologicas con Inmigrantes, minorias y excluídos sociales pela Universidade de Barcelona. Formada em técnicas como EMDR e TIR.  Com a supervisão do Dr. Bruno Brito, foi responsável pelos processos de triagem e acompanhamento de saúde mental. Em 2020 assumiu a coordenação do Gabinete de Saúde Mental do JRS Portugal. Implementou o projeto Bolsa de Psicólogos e Psiquiatras, dando resposta a 14 distritos em saúde mental á população migrante e refugiada, recebeu junto da equipa o reconhecimento deste projeto pela OPP como uma Boa prática em Saúde Mental. Participa em várias formações em diferentes Universidades. Participou como oradora entre outros no último congresso da OPP e no XIII Congresso Internacional de Saúde Mental e Migrações. 

Fonte: Observatório do Trauma – Módulo IV: Abordagens em populações específicas – Parte I  
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: ces.uc.pt
Back To Top