skip to Main Content

Observatório do Trauma – Módulo V: Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos

Publicado em: Observatório do Trauma – Módulo V: Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos


Intervenção precoce em situações de crise, desastre e catástrofe. Primeiros Socorros Psicológicos e fatores de vulnerabilidade.


Formadora: Susana Gouveia (Psicóloga, Cruz Vermelha Portuguesa, EU4Health, Observatório do Trauma).




Programa


15h00 – 18h00 | Susana Gouveia

Introdução aos Primeiros Socorros Psicológicos


[16h25 – 16h40 | Intervalo]


 


Nota biográfica


Susana Margarida Gouveia


Tem Licenciatura Psicologia (Coimbra); Pós-graduação em Gestão de Empresas – Marketing (Évora); Mestrado Gestão, especialização em Recursos Humanos (Évora). Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária. Perita e Formadora em Psicotraumatologia.


Foi Supervisora da Equipa de Saúde Mental do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS – Jesuit Refugee Service) e da equipa de voluntários do Serviço de Escuta da Companhia de Jesus.


Desde há cerca de dez anos, é Investigadora associada do Observatório do Trauma, pertencente ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.


Docente em quatro Pós-Graduações relacionadas com intervenção psicossocial em crise, missões e ajuda humanitária: Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Instituto Português de Psicologia; Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve).


Colaborou: Cruz Vermelha Portuguesa (16 anos); Associação Médicos do Mundo Portugal (1 ano); European Anti Poverty Network – Portugal (14 meses).


Regressou à Cruz Vermelha Portuguesa em 13 de Dezembro 2021 e, até 16 de Setembro 2021 foi Coordenadora da Unidade de Acolhimento de Emergência instalada no Antigo Hospital Militar de Belém – que recebeu 132 cidadãos vindos do Afeganistão, em articulação com o Ministério da Defesa Nacional.


Atualmente, é psicóloga da Cruz Vermelha Portuguesa (Sede Nacional) e gestora do projeto internacional, co-financiado pela União Europeia (EU4Health), em articulação estreita com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Psychosocial Center – envolvendo 24 Sociedades Nacionais da FICV e trabalhando para a disseminação massiva dos primeiros socorros psicológicos.

Fonte: Observatório do Trauma – Módulo V: Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: ces.uc.pt
Back To Top