Skip to content

Sakiru Adebayo em Lisboa | Notícias

Publicado em: Sakiru Adebayo em Lisboa | Notícias

Sakiru Adebayo, vencedor do Prémio Amílcar Cabral 2022, estará em Lisboa na próxima semana, participando em vários eventos promovidos pelo IHC e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.

Logo na segunda-feira, dia 9 de Outubro, participará no encontro Musealization, Power and Colonialism, que terá lugar no Padrão dos Descobrimentos e cujo objectivo é analisar e discutir duas instituições centrais da modernidade: a prisão e o museu. Sakiru Adebayo encerra o encontro com uma intervenção centrada na carceralidade dos museus, ou seja, como os museus e as prisões partilham características e funcionam segundo uma lógica semelhante.

Já no dia 11 de Outubro, no Colégio Almada Negreiros, apresentará a conferência Ethical Afropolitanism: Reading Africa’s Mobile Subjects in Helon Habila’s Travellers, com comentário de Manuela Ribeiro Sanches. Na conferência, vai examinar a possibilidade de relações éticas entre sujeitos africanos privilegiados e desprivilegiados no Ocidente. Recorrendo ao olhar de um afropolitano, Helon Habila, e à obra Travellers, vai analisar as dimensões éticas da representação dos refugiados africanos.

O especialista em literatura africana foi galardoado pelo artigo “The black soul is (still) a white man’s artefact? Postcoloniality, post-Fanonism and the tenacity of race(ism) in A. Igoni Barrett’s Blackass”, publicado na revista African Studies em 2020. Em 2021, na sua primeira edição, o Prémio Amílcar Cabral foi atribuído a Esmat Elhalaby, da Universidade de Toronto, com um trabalho sobre Wadi’ Al-Bustani. O Prémio Amílcar Cabral visa “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”.

 

Fonte: Sakiru Adebayo em Lisboa | Notícias
Feed: ihc
Url: ihc.fcsh.unl.pt
Back To Top