skip to Main Content

SIM, ESTA SOU EU, BERNARDO SOARES

SIM, ESTA SOU EU, BERNARDO SOARES

Publicado em: SIM, ESTA SOU EU, BERNARDO SOARES

“Sim, esta sou eu, Bernardo Soares” é um projeto desenvolvido em parceria internacional entre o projeto Fragmentos em Prática, em Coimbra e o Grupo teatral estudantil Baile Verde, em Salamanca. O resultado desse encontro resulta em 48 vídeo-fragmentos postados em ordem sequencial no perfil de Instagram, sim_esta_sou_eu_bs. Vídeo a vídeo, busca-se construir uma narrativa feminista em resposta à explícita misoginia de Bernardo Soares.

Mais do que uma performance videográfica, este projeto é bonito processo criativo marcado por (re)leituras e (re)escritas dos textos do Livro do Desassossego enquanto prática de descobrimento literário e também de sororidade. É por isso que, independente do mérito artístico de um elenco predominantemente feminino e falante nativo do espanhol – as Chicas do Desassossego –, faz-se essencial destacar o pano de fundo de um projeto marcado por muitos inícios:

  • de introdução e imersão no universo do Livro do Desassossego por meio do Arquivo LdoD;
  • do processo de seleção, leitura, e edição dos fragmentos, resultando em edição virtual anotada;
  • de roteirização e criação das moiras soarianas;
  • da personificação e (subversão) do texto em performance realizada exclusivamente na pátria de Pessoa, a língua portuguesa;
  • do registro e materialização dessa performance em contexto pandêmico.

“Sim, esta sou eu, Bernardo Soares” estréia online no dia 05 de maio, dia da língua Portuguesa, com exclusiva publicação no Instagram.

Sinopse: Das entrelinhas do Livro do Desassossego emergem as moiras: três vozes femininas que despertam a partir dos “conselhos às mal-casadas”, de Bernardo Soares. Reativa, poética e inquieta, essas diferentes personificações discursivas são guiadas por um fim específico: confrontar, por meio dos seus próprios fragmentos, a misoginia do semi-heterônimo. Afinal, são elas também, Soares.

Este projeto tem o apoio institucional do Grado en Estudios Portugueses y Brasileños, da Área de Filología Gallega y Portuguesa, da Cátedra de Estudios Portugueses IC/USAL, afiliados à Universidade de Salamanca; do Centro de Literatura Portuguesa, do programa doutoral Materialidades da Literatura, do Laboratório de Humanidades MatLit Lab, do Arquivo do Livro do Desassossego, afiliados à Universidade de Coimbra, e da FCT e Instituto Camões.

#fragmentosempratica #arquivoldod #usal #fluc #materialidadesdaliteratura #matlitlab #baileverde #universidadedesalamanca #universidadedecoimbra #portbrasusal #livrododesassossego #bernardosoares #fernandopessoa #feminismo

Fonte: SIM, ESTA SOU EU, BERNARDO SOARES
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top