skip to Main Content

Testemunho de Madalena Carvalho – Universidade Aberta  • Blog FCCN

Publicado em: Testemunho de Madalena Carvalho – Universidade Aberta  • Blog FCCN

Madalena Carvalho, diretora de Serviços de Documentação da Universidade Aberta, participa nas Jornadas FCCN desde 2011. Com a próxima edição do encontro a aproximar-se, Madalena deixou-nos o seu testemunho sobre a experiência no evento ao longo dos anos, particularmente sobre a edição de 2023. 

“As Jornadas FCCN são um incentivo à inovação. Constituem-se como um fórum de excelência para a disseminação de conhecimento, colaboração e discussão de questões relevantes para o avanço da ciência e da tecnologia em Portugal” começa por dizer 

O que a motivou a estar presente no evento, em 2023?   

O destaque que as Jornadas concedem a projetos e ideias que incentivam a inovação na área do ensino e da investigação leva a que este seja sempre um evento que aguardo com muita expectativa. Proporciona excelentes oportunidades para a partilha de ideias, experiências e desafios na minha área de atuação. Assim foi em 2023. 

O que mais gostou ou excedeu as suas expectativas na edição de 2023 das Jornadas FCCN? 

A partilha de conhecimento e os momentos de inspiração foram, como tem sido prática nas anteriores edições das Jornadas, excelentes. O que, do meu ponto de vista, excedeu as minhas expectativas na edição de 2023 e por isso dou destaque, foi o charme do evento cultural oferecido pela Escola Naval. Foi mesmo diferente e… top! 

O que levou das Jornadas FCCN 2023? 

Para além da informação útil para o desempenho das funções pelas quais sou responsável na minha instituição, assinalo, como muito importante, a oportunidade de discutir sobre os desafios e explorar soluções conjuntas para a comunidade de ensino e investigação e aplicá-las na minha instituição. Levei também o envolvimento, o compromisso e o sentido de pertença à comunidade.  

Considera que as Jornadas FCCN são importantes para a comunidade de Ensino e Investigação nacional?

Sim. Considero que as Jornadas FCCN são muito importantes pois promovem a partilha de recursos e de conhecimento e incentivam a colaboração entre instituições de ensino e de investigação. A conjugação das apresentações formais com os momentos de contacto informal promove a criação de um ambiente de integração propício para discutir os desafios enfrentados pela comunidade e a procura de soluções conjuntas. 

Recomendaria este evento a outras pessoas?

Sim, recomendo vivamente! A participação oferece ainda às instituições a oportunidade de apresentarem os seus próprios projetos e iniciativas, aumentando assim a sua visibilidade na comunidade. Considero que é da maior relevância que os decisores institucionais, responsáveis pelos pelouros relacionados com a investigação e a Ciência Aberta participem de modo ativo neste evento.  

O que espera da edição de 2024?

Integrada no magnífico cenário escolhido este ano para a realização das Jornadas, pretendo capitalizar a participação no evento para o reforço da minha rede de contactos profissionais e no estabelecimento de parcerias que permitam aplicar conceitos inovadores e superar obstáculos na minha esfera de atuação.  

Jornadas FCCN 2024

De 15 a 17 de abril, o Centro de Congressos da Madeira e o Pestana Casino Park, no Funchal, recebem a 15.ª edição das Jornadas FCCN. As inscrições para este que é o maior encontro da comunidade académica e de investigação já estão abertas.  

Back To Top