Não seria um exagero dizer que a História é um campo do conhecimento acostumado com crises. Alias, não seria errado dizer que toda transformação substancial nos fundamentos ou protocolos disciplinares da historiografia foram precedidos por algum tipo de anuncio de crise, por exemplo, a crise do historicismo ou a crise dos paradigmas na década de 1980.
De crise em crise – interna ou externa ao campo disciplinar – a historiografia (assim como alguns de seus fundamentos mais basilares) continua sendo um modo privilegiado de relação com o passado. Qual é exatamente a relação entre momentos de crise e a possibilidade de transformações nos nossos modos de nos relacionar com o passado?
Na tentativa de responder essas e outras questões, o Lethis e o Niet, em parceria com o portal HH Magazine, apresentam essa série, cujo objetivo é reunir especialistas da área – do Brasil e do exterior – para tratar de aspectos específicos relacionados à atual pandemia, a partir do ponto de vista próprio da Teoria e História da Historiografia.
[Projeto] Catálogo de Teses e Dissertações da Area de História, organizado pelo prof. João Ohara
[Artigo] Ética, Escrita e Leitura da História. Os problemas da expectativa e da confiança, de João Ohara
Realização:
Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos
Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia
(Site, Facebook, Instagram, YouTube )
HH Magazine
(Facebook, Instagram, YouTube)
Apoio:
Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade
Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia
International Network for Theory of History
SOBRE O ENTREVISTADO
SOBRE O ENTREVISTADOR