skip to Main Content

Curso breve “Ensaio literário: uma poética do pensamento”

Publicado em: Curso breve “Ensaio literário: uma poética do pensamento”

Carolina Zuppo Abed lecionará o curso breve “Ensaio literário: uma poética do pensamento” nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 junho de 2023, 10h-12h30, 14h-16h30, na Sala do ILLP (FLUC, 7º piso). Trata-se de uma organização conjunta do Doutoramento em Materialidades da Literatura e do Mestrado em Escrita Criativa, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa. Inscrições abertas até 31 de maio de 2023, através do formulário: https://bit.ly/inscricoes-ensaio

Programa integral do Curso [PDF].

Descrição do curso
Para Max Bense, o ensaio é um gênero de literatura experimental, parente próximo da poesia, que guarda menos relação com a escrita científica do que estamos habituados a supor no ambiente acadêmico. Muito diferente da escrita teórica que se cristaliza na forma de artigos ou teses, o ensaio literário é um texto de liberdades, marcado por sua abertura a diferentes vozes, estilos e pontos de vista. “Por isso, o ensaio não se confunde com a tese ou o tratado.”, diz Bense: “Escreve ensaisticamente quem tenta capturar seu objeto por via experimental, quem descobre ou inventa seu objeto no ato mesmo de escrever, dar forma, comunicar; quem interroga, apalpa, prova, ilumina e aponta tudo o que pode se dar a ver sob as condições manuais e intelectuais do autor. O ensaio busca apreender um objeto abstrato ou concreto, literário ou não literário, tal como ele se dá nas condições criadas pela escrita.”

Na análise de Silvio Lima, o ensaio é um gênero textual que tem raízes no Renascimento e com isso marca uma mudança paradigmática em relação aos objetos do conhecimento, pois questiona as verdades estabelecidas, colocando em primeiro plano a criticidade, um posicionamento epistemológico que faz da dúvida o instrumento da construção do pensar. A característica fundamental do ensaio, segundo ele, é a negação do autoritarismo. Ao invés de certezas inabaláveis, “a expressão literária de uma atitude mental: a atitude crítica.”. Em suas palavras: “Os Ensaios não constituem (embora à primeira vista o pareçam) uma glosa, ou comentário; são a marcha evolutiva e intérmina de um pensamento que acorda, se desentorpece, estende «as pernas e os braços» e se projecta para a frente, para o espaço vazio, num arranco de autonomia.”

A partir das considerações desses dois pensadores e de outros autores relevantes para o estudo do tema, propõe-se investigar os limites e as possibilidades do ensaio literário como ferramenta de construção de uma poética do pensamento, bem como diferenciá-lo do ensaio acadêmico. Serão trazidos subsídios teóricos para sustentar a prática escrita dos participantes, concentrando-se em propostas de criação e discussão de textos produzidos em sala. O curso destina-se a todas as pessoas com interesse em criação literária, em filosofia e na produção de textos teóricos para além dos padrões da escrita científica. Não é necessário ter conhecimento prévio do assunto.

Módulos

  1. A construção histórica do gênero: o que é e o que pode ser o ensaio literário?
  2. Acerca dos inícios: a construção do tema
  3. Familiar essay: a tradição do ensaio pessoal
  4. “Poensaio”: o ensaio como poema
  5. Ensaio filosófico e a estética do fragmento
  6. Ensaio como recurso da ficção
  7. Remix literário: o sampling como estratégia de composição
  8. Tentativas, testes, experimentações: pequena mostra de ensaios contemporâneos

Carolina Zuppo Abed

Carolina Zuppo Abed é professora, psicopedagoga e escritora. Docente de cursos de pósgraduação em Formação de Escritores, no Instituto Vera Cruz (São Paulo – Brasil); em Escrita Criativa, na LabPub (São Paulo – Brasil) e em Psicopedagogia, no Centro Universitário São Camilo (São Paulo – Brasil). É formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, com investigação sobre docência de Escrita Criativa no ensino superior.

Fonte: Curso breve “Ensaio literário: uma poética do pensamento”
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
Back To Top