skip to Main Content

Educação contra o Racismo

Enquadramento


Lilian Thuram ex-futebolista campeão mundial em 1998 é Presidente da Fundação Lilian Thuram– Educação Contra o Racismo. “Ninguém nasce racista, torna-se racista” é a verdade que guia a Fundação Lilian Thuram que acredita que o racismo é uma construção intelectual, política e económica.  Essas interrogações são partilhadas pelo grupo MEMOIRS (ERC 648624) que investiga as heranças coloniais na Europa contemporânea. MEMOIRS e a Fundação Lilian Thuram promoverão um encontro para interrogar as desigualdades geradas por mecanismos de dominação na sociedade europeia e as formas de combater o racismo pela educação.


Essas interrogações são partilhadas pelo grupo MEMOIRS (ERC 648624) que investiga as heranças coloniais na Europa contemporânea. MEMOIRS e a Fundação Lilian Thuram promoverão um encontro para interrogar as desigualdades geradas por mecanismos de dominação na sociedade europeia e as formas de combater o racismo pela educação.


As ações realizadas pela Fundação valeram a Lilian Thuram o prémio de Ética da Fondation Keba Mbaye no Sénégal em 2014 e tornou-se Doutor Honoris Causa da Universidade de Estocolmo em 2017.


O seu primeiro livro  As Minhas Estrelas Negras – De Lucy a Barack Obama  (2013) foi publicado em Portugal pela Editora Tinta da China, com  o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian – Programa Próximo Futuro

Além das duas conferências em Portugal, nos dias 25 e 26 de novembro, em Coimbra, Lilian Thuram encontra-se com estudantes do ensino secundário, no contexto da iniciativa CES vai à Escola. Nos dias 27 e 28, em Lisboa, no quadro de uma colaboração com a Embaixada de França, Lilian Thuram encontra-se com estudantes do ensino secundário.


Entrada livre. Sessões com tradução simultânea. Mais info: https://www.thuram.org/ 

Curadoria: MEMOIRS — Filhos do Império e Pós-memórias Europeias é um projeto de investigação comparada sobre a diversidade europeia a partir das suas heranças coloniais. Estuda casos de Portugal, França e Bélgica onde ecoam presenças de Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Argélia e Congo. O projeto está sediado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Fotografia © Conseil de l’Europe

Apoios: Fundação Lilian Thuram, Fundação Calouste Gulbenkian e Embaixada de França

   


 




 


  


 


MEMOIRS é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) no âmbito do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020 da União Europeia (n.º 648624) e está sediado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.


 


 


 

Fonte: Educação contra o Racismo

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top