skip to Main Content

Observatório do Trauma – Módulo II: Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma

Publicado em: Observatório do Trauma – Módulo II: Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma


Neurofisiologia e neuroendocrinologia do trauma psicológico. O papel do sistema imune na associação entre saúde e doença e experiência traumática.


Formadores/as: Gonçalo Cotovio (Médico-Investigador, Fundação Champalimaud), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra, FMUP, Observatório do Trauma).




Programa


15h00 | Gonçalo Cotovio (Médico-Investigador, Fundação Champalimaud)

Neurobiologia das emoções


16h20 | Intervalo


16h30 | Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra, FMUP, Observatório do Trauma)

Trauma e doençaI – Doenças crónicas e trauma – uma relação bidirecional

Trauma e doença II – Experiências traumáticas e depressão – O papel do sistema imune




Notas biográficas


Gonçalo Cotovio concluiu o mestrado integrado em Medicina na NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, em 2014. Um ano depois, ingressou na Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud como estagiário de investigação, onde conclui recentemente o doutoramento. Ao longo dos anos, tem focado a sua investigação na neuroimagem da perturbação bipolar e na neuromodulação como método de tratamento de perturbações do humor. Atualmente, é também Interno de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Assistente Convidado de Neurociências na NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa. A sua especialidade é a neurobiologia das perturbações do humor, tentando desenvolver estratégias para estudá-las e tratá-las, utilizando, por exemplo, a neuromodulação. Relativamente ao estudo da neurobiologia das perturbações do humor o seu foco tem sido através da utilização de técnicas avançadas de neuroimagem, nomeadamente de conectividade cerebral funcional, permitindo a clarificação de estruturas e circuitos neuroanatómicos que estão envolvidos nestas perturbações psiquiátricas.


Margarida Figueiredo-Braga | Psiquiatra. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigadora do I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES – Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. Interessa-se pela investigação e ensino da Comunicação Clínica e relação terapêutica, sendo membro fundador da SP3CS (Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde). Doutorou-se em Medicina em 2009 com a tese “Depression and Immunity: Lessons from a study of SLE Patients”, tendo como outros interesses de investigação científica o impacto de eventos de vida e do stress no sistema imunitário e os fatores psicológicos e biológicos na resiliência ao stress e depressão. É membro do Conselho Editorial do European Journal Of Psychotraumatology. Psicoterapeuta e Supervisor em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas acreditada pela APTC. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), e Representante Nacional na International Association for Communication in Healthcare (EACH).

Fonte: Observatório do Trauma – Módulo II: Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: ces.uc.pt
Back To Top