skip to Main Content

vozes silenciadas e práticas de autodeterminação

Publicado em: vozes silenciadas e práticas de autodeterminação

Apresentação


A relação entre médico e paciente representa um elemento fundamental no tratamento terapêutico das doenças e na organização geral do sistema de saúde. Estudos recentes mostram uma necessidade ainda relevante de colaboração e humanização desta relação. Por um lado, ainda existem legados coloniais, hetero-patriarcais e capacitistas na formação das profissões médicas. Por outro lado, emerge uma importância cada vez maior de incluir a voz dos/das pacientes na construção da relação terapêutica, sobretudo quando os/as pacientes incorporam experiências de opressão sexista, homofóbica ou racista. Neste seminário, refletimos sobre formas alternativas de relação entre médico e paciente através do encontro com algumas boas práticas desenvolvidas em Portugal.

Notas biográficas

Sérgio Carvalho | Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica, com especialização em intervenções cognitivo-comportamentais. É investigador no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra, onde se encontra a desenvolver os seus estudos de doutoramento, os quais incidem sobre o papel da aceitação, do mindfulness e da compaixão na progressão e experiência de sintomatologia psicopatológica em mulheres portuguesas com dor crónica.

Joana Vicente | Presidente da APJOF – Associação Portuguesa de Jovens com Fibromialgia. A APJOF foi fundada a 27 de Abril de 2016, depois de 4 anos como blog/página “Jovens Portadores de Fibromialgia (Portugal)”. Tem como missão apoiar as pessoas diagnosticadas com Fibromialgia e os seus familiares, proporcionando os mecanismos necessários para o seu bem-estar, nomeadamente com protocolos em várias áreas da saúde, apoio via e-mail ou através dos núcleos de apoio. Realiza também oficinas, palestras e convívios, várias vezes ao ano, para envolver toda a comunidade e a sensibilizar para esta síndrome.

_________________________


Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas > https://us02web.zoom.us/j/82467139816 | ID da reunião: 824 6713 9816


Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado

Fonte: vozes silenciadas e práticas de autodeterminação
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top